Digite sua busca

 

 

Destaque Economia Notícias Notícias em destaque

“Às vezes o mais barato pode sair caro”, alerta especialista sobre uso de etanol

Com o aumento no valor da gasolina nos postos de combustíveis, o brasileiro está cada vez mais optando por abastecer com o etanol. Isto porque, o preço médio da gasolina está custando R$ 5,93, enquanto o biocombustível a base de cana está custando R4,93.

Mas, apesar do preço do etanol ser mais em conta, abastecer o tanque somente pela economia é vantajoso?

Em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, na manhã de hoje (15), o engenheiro mecânico Eduardo Tourinho, explicou quais os efeitos do biocombustível no veículo.

“O etanol é um combustível quimicamente mais fraco do que a gasolina, ou seja, gera menos calor. Com isso, o automóvel vai consumir mais combustível para rodar a quilometragem. É preciso calcular antes e colocar na ponta do lápis e não simplesmente olhar o valor. Às vezes o mais barato pode sair caro”.

Ainda de acordo com o especialista, para saber se é mais econômico abastecer o tanque com etanol ou gasolina, é preciso estar atento a quilometragem rodada, caso contrário, pode se tornar uma cilada para o consumidor.

“A principal dica que eu dou é o consumidor ele está ocular quanto o seu carro está rodando com o etanol e quanto está rodando com a gasolina. Ao abastecer, é preciso olhar a quantidade de litros e dividir pela quantidade de quilômetros rodados com o tanque cheio”, disse.

APROVAÇÃO DE DECRETO

Foi aprovado ontem (14), pelo presidente Jair Bolsonaro, a obrigatoriedade de revendedores varejistas de combustíveis automotivos a apresentar para os consumidores a origem dos combustíveis de forma prévia, identificada, destacada e de fácil visualização.

Desta forma, os postos ficam obrigados a apresentar CNPJ, cadastro de pessoas jurídicas, e também o nome de fantasia ou a razão social do fornecedor em cada bomba medidora.

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143