Digite sua busca

 

 

Entrevistas Notícias Notícias em destaque SAÚDE

Cresce número de crianças com problema de visão durante a pandemia; saiba como evitar


O confinamento causado pela pandemia acabou provocando diversos problemas, entre eles, a piora na visão. Com a adaptação ao “novo normal”, grande parte da população precisou adaptar suas atividades para o online, necessitando de um cuidado especial para o desgaste ocular.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil possui cerca de 35 milhões. E, por conta da alta exposição à luz dos aparelhos eletrônicos nos últimos meses, é possível que este número aumente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é possível que 50% da população seja míope em 2050. A doença é um distúrbio visual que compromete a visibilidade de objetos localizados a uma certa distância e geralmente é desenvolvida nas primeiras duas décadas de vida.

Um estudo publicado em janeiro deste ano na revista JAMA Ophthalmology relatou que a quantidade de crianças com idade entre 6 e 13 anos que possui miopia quase triplicou no último ano.

A entrevistada do Balanço Geral da Rádio Sociedade desta segunda-feira (05), a médica Carla Cordeiros, alerta sobre o índice de crianças com problemas de miopia e ressalta a importância da conscientização por conta dos cuidadores devido o contato excessivo com a tela.

“A gente tá vivendo uma epidemia dentro da pandemia. Uma epidemia de miopia. As crianças têm ficado míope de forma acelerada e preocupante, porque são crianças com visão em formação. Isso vai comprometer de forma muito importante o futuro delas”, frisou.

Segundo ela, o óculos em si ele serve pra corrigir o problema de visão especificamente, entretanto, não é o único tratamento eficaz. Veja algumas dicas para ter uma visão mais saudável:

  1. Descanso: Dê uma pausa a cada 20 minutos após cada hora mexendo no celular, tablet ou computador. Use este intervalo para enxergar pontos distantes
  2. Ar livre: Faça exercícios físicos ao ar livre. A luz externa contribui para a contração da pupila e ajuda a aprofundar o foco.
  3. Alimentação: Uma alimentação saudável é um fator que pode contribuir uma visão melhor. Tome cuidado com o açúcar: o  excesso pode aumentar a produção de insulina e favorece o crescimento do eixo óptico, que caracteriza a miopia.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143