Digite sua busca

 

 

ECBAHIA Notícias Notícias em destaque

Bahia anuncia reintegração de Ramírez ao elenco e irá incluir cláusula antirracista em contrato dos atletas

Atráves de uma carta aberta emitida nesta quinta-feira (24), o Bahia informou que a perícia contrata pelo clube não comprovou a denúncia de injúria racial feita contra o atleta Índio Ramírez e o mesmo será reintegrado ao elenco Tricolor.

No comunicado, o clube cita algumas medidas estruturais adotadas para evitar e combater o racismo no futebol. A diretoria do clube diz que se manterá atenta aos desdobramentos do caso.

Os laudos das perícias em língua estrangeira contratadas pelo Bahia não comprovam a injúria racial e o clube entende que, mesmo dando relevância à narrativa da vítima, não deve manter o afastamento do atleta Índio Ramírez ante a inexistência de provas e possíveis diferenças de comunicação entre interlocutores de idiomas diferentes. O papel do Bahia é de formação e transformação, sempre preservando os direitos fundamentais e a ampla defesa. O atleta deverá ser reincorporado ao elenco tão logo os profissionais da comissão técnica e psicólogos entendam adequado, afirma o clube, em nota.

Na carta, o Bahia garantiu que vai implementar um conjunto imediato de medidas estruturais, entre elas uma inclusão de cláusula antirracista, xenofóbica e homofóbica no contrato dos atletas. Confira:

  1. Inclusão de cláusula anti-racista, xenofóbica e homofóbica no contrato dos atletas.
  2. Proposta de criação de protocolo antidiscriminatório para jogos de futebol no Brasil.
  3. Implantação do projeto “Dedo na Ferida” para o elenco na pré-temporada. Não haverá jogador ou jogadora que vista a camisa do Bahia sem que tenha antes a oportunidade de obter acesso a uma imersão sobre racismo estrutural.
  4. Encaminhamento junto à mesa do Conselho Deliberativo do clube para incorporação de cotas raciais nas próximas eleições.
  5. Inclusão de espaço no Museu do Bahia dedicado ao combate e debate do racismo, xenofobia, sexismo e LGBTfobia e demais formas de intolerância.
  6. Apoio ao projeto de lei que Cria o Dia Nacional Da Luta Contra o Racismo no Futebol

Foto: Vitor Tamar/EC Bahia

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143