O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (16), um alerta amarelo de chuvas e ventos intensos para 13 estados, incluindo a Bahia. O alerta representa perigo potencial e é válido até 10h da segunda-feira (17).
Segundo o Inmet, a previsão é de chuvas intensas – entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia – e ventos intensos – de 40-60 km/h, com média de 18 km/h. Ainda segundo o instituto, há um risco pequeno de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os estados afetados são: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. O aviso vale para apenas algumas regiões dos estados, não todos. Na Bahia, por exemplo, apenas cidades do Extremo Oeste sofrerão impacto.
A orientação é, em caso de rajadas, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é orientado evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).