Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque

Bahia é o estado do Nordeste que mais recebe migrantes internacionais

A Bahia é o estado que tem a maior parte dos imigrantes internacionais registrados que chegaram ao Nordeste brasileiro entre 2000 e 2017, de acordo com o estudo “Atlas Temático: Observatório das Migrações em São Paulo e Observatório das Migrações no Estado do Ceará – Migrações Internacionais na Região Nordeste”.

O levantamento apontou que, dos 117,9 mil estrangeiros que vieram morar na região no período, 36,2 mil se instalaram na Bahia. Na segunda posição, está o Ceará, com a presença de 26,4 mil. Feito pelo Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (Nepo), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o estudo será apresentado ao público amanhã (28), na Universidade Salvador (Unifacs), no Campus Tancredo Neves.

No período analisado, o Brasil recebeu 1,1 milhão de imigrantes estrangeiros. A Região Nordeste possui a terceira maior concentração de fluxo migratório e atraiu, especialmente, imigrantes vindos de países europeus, que correspondem à quase metade dos países de origem analisados, com um total de 52,5 mil pessoas. Destes, 72% são do gênero masculino.

Ainda de acordo com o Atlas Temático, entre 1994 e 2019, o Comitê Nacional para Refugiados (Conare) do Ministério da Justiça recebeu 178 mil solicitações de refúgio. Durante o mesmo período, 1.639 solicitações vieram do Nordeste, sendo 894 do Ceará e 232 da Bahia. Conforme o estudo, os países líderes no número de pedidos para a região são Venezuela e Cuba.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X