Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque

Bahia: Petroleiros anunciam greve por tempo indeterminado a partir desta quinta (18)

Os petroleiros da Bahia anunciaram que vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir de hoje (18). O protesto está previsto para acontecer nesta manhã, em frente à Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em São Francisco do Conde.

A manifestação é contra a venda da refinaria RLAM e, segundo Sindipetro-BA, os trabalhadores reivindicam os direitos, empregos, a insegurança e também contra a pressão e o assédio moral.

Por meio de nota, a Petrobras informou que foi notificada no último domingo (14) pelo Sindipetro-BA, alertando sobre o movimento grevista. Segundo a notificação, o processo de desinvestimento da RLAM é o motivo alegado para realizar a paralisação.

No dia 08 de fevereiro, a refinaria foi vendida por RS$ 1,65 bilhão para o grupo Mabudala Capital, de Abu Dhabi. Na semana passada, os trabalhadores já haviam realizado uma manifestação em discordância da venda da RLAM.

De acordo com a companhia, essa motivação não atende às exigências legais para o exercício do direito de greve. Decisões recentes do Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmam esse entendimento, informou a Petrobras.

Segundo a empresa, a greve só é autorizada quando está associada à reivindicação de direitos dos trabalhadores, como salário e benefícios; caso contrário, é considerada abusiva. Neste caso, a empresa informa que adotará todas as medidas administrativas e jurídicas cabíveis.

A Petrobrás comunicou que a venda da RLAM não influenciará na perda de direito ou vantagem trabalhista para os empregados da petroquímica. Ainda segundo a empresa, os funcionários que optarem por continuar na Petrobras serão realocados em outros ativos e áreas da companhia.

No Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022 estabelecido, a companhia se compromete a não fazer nenhuma demissão sem justa causa, portanto, não cabe associar a venda da RLAM ao movimento grevista.

Com relação à venda do ativo, este não implicará na pausa das operações, uma vez que novos investidores visam ampliar investimentos e potencializar as produções, com crescimento às economias locais.

Foto: Reprodução

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143