Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Bahia registra 1º bebê nascido com anticorpos contra Covid-19, após mãe ser vacinada durante gestação

Um bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19 em Salvador, após a mãe ser vacinada quando ainda estava grávida. Esse é o primeiro registro de recém-nascido com a imunidade no estado da Bahia, desde o início da vacinação. A mãe do bebê é a médica ginecologista Patrícia Marques, que recebeu a primeira dose da vacina em fevereiro. Na época, Patrícia se vacinou por ser profissional da Saúde, sob recomendação e acompanhamento da obstetra dela.

“Engravidei nessa fase difícil da pandemia e não pude deixar de trabalhar. Continuei atendendo nos consultórios, na parte da obstetrícia. Ainda mantinha uma carga horária presencial. Então, conversei com minha obstetra, que estava me acompanhando”, disse.

O teste de imunidade, com amostras de sangue da mãe e do bebê, foram coletados dois dias após o nascimento da criança, pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), onde os anticorpos foram confirmados no teste de sorologia. O bebê é acompanhado por médicos e passará por exames regulares, para avaliar a duração da presença da imunidade. Para a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, esse monitoramento é importante.

“Embora não haja protocolos definidos pelo Ministério da Saúde para avaliação de recém-nascidos, consideramos que este é um importante passo no monitoramento dos casos e para novas discussões sobre vacinação de gestantes”, disse ela.

Foto: Divulgação/Sesab

Tags:

Leia também