Bahia registra mais de 125 mil raios em noite de chuva, diz instituto

Mais de 125 mil raios foram registrados na Bahia na noite da última quinta-feira (4), em meio a fortes chuvas, de acordo com o Climatempo. Os dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat), ligado ao INPE, mostram um número significativo, mas abaixo do registrado pelo Climatempo: 50.865 raios em todo estado. Só na Região Metropolitana de Salvador, foram 7.409 raios das 17h até as 23h59.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para essa sexta-feira (5), mas embora o tempo tenha continuado nublado, até a tarde de hoje a quantidade de chuva diminuiu. A previsão é de ventos intensos, e média de chuva que pode chegar a 100 mm.
A previsão para o fim de semana é de tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. No sábado (6), a temperatura vai de 23ºC a 27º C. No domingo (7), varia de 24ªC a 27ªC.
Aulas suspensas
Devido à falta de luz na unidade de ensino, as aulas no Colégio Estadual Luiz Viana foram suspensas, em Brotas, na manhã desta sexta-feira (5). O motivo foi um raio que caiu dentro da escola, afetando o sistema de energia elétrica.
A Coelba informou que técnicos da distribuidora foram encaminhados à unidade de ensino durante a madrugada, mas não conseguiram acessar a escola para realizar o serviço. O serviço foi realizado e concluído nesta manhã.
Conforme a Secretaria da Educação do Estado (SEC), as aulas do turno matutino serão repostas e dos demais turnos serão retomadas tão logo o fornecimento da energia seja normalizado.
Raios
A Coelba reforça que somente os seus técnicos estão autorizados a intervir na rede elétrica. Caso algum objeto tenha caído sobre a fiação, é necessário acionar a concessionária pelos canais de atendimento disponíveis e não se aproxime dos fios.
Foto: Marcos Ozanan / Fotos Públicas