Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque

Bahia totaliza 13 notificações da doença de Haff

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou ontem (13) um novo caso da doença de Haff, conhecida como a “doença da urina preta”, em Dias D’Ávila, na região metropolitana de Salvador. Com isso, o estado totalizou 13 notificações em 2020.

O Centro Informação Estratégica em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS) alerta que a doença de Haff, associada à ingestão de pescados, é uma síndrome de rabdomiólise (ruptura de células musculares) sem explicação, e se caracteriza por ocorrência súbita de extrema dor e rigidez muscular, dor torácica, falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo, além da urina cor de café, associada a elevação sérica de da enzima CPK.

Ainda de acordo com a secretaria, a doença pode evoluir rapidamente com insuficiência renal e, se não adequadamente tratada, levar ao óbito. Em Salvador, nos meses de setembro e outubro, duas unidades hospitalares notificaram a ocorrência de seis casos da doença de Haff. Já em novembro, a Sesab registrou três casos em Camaçari e o caso de ontem em Dias D’Ávila.

Foto: Agência Brasil

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X