Digite sua busca

 

 

Brasil Eleições Justiça Notícias em destaque

Barroso atende a pedido do TRE do Amapá e eleições de Macapá são adiadas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Luís Roberto Barroso, atendeu ao pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), nesta quarta-feira (11), e adiou as eleições municipais em Macapá, capital do estado, que acontece neste domingo (15) em todo o país devido uma crise no abastecimento de energia elétrica desde a semana passada. A nova data para o pleito ainda não foi definida. A decisão de Barroso vai a referendo, nesta quinta (12) pelo plenário do TSE.  

Após um incêndio atingir a principal subestação do estado na semana passada, o Amapá enfrenta uma grande crise no abastecimento de energia elétrica. Municípios da região ficaram totalmente sem energia. No sábado, alguns bairros de duas cidades começaram a ter o serviço reestabelecido.   

O pedido de adiamento das eleições em Macapá foi feito nesta quarta, pelo TRE-AP. De acordo com o tribunal, o adiamento deveria acontecer “até o restabelecimento regular da energia elétrica” na cidade. A solicitação não se refere aos demais municípios do estado, porque ainda segundo o TRE-AP, nas outras localidades “a situação de segurança do eleitor poderá ser mantida sob controle, com o aparato de segurança atualmente disponível”.

Na sua decisão Barroso esclareceu que a legislação eleitoral permite que o pleito em caso de “impossibilidade fática de realização da votação” em seções eleitorais “em número significativo seja remarcado. Cabe ao tribunal eleitoral local definir a nova data de votação, expressou o ministro.

Foto: Divulgação.

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X