A Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizada na Federação, em Salvador, interditou os bebedouros após indícios de contaminação por coliformes totais e Escherichia coli. Universidade divulgou a informação na última quarta-feira.
Após recomendação da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMAI) da Ufba os bebedouros foram interditados. A instituição informou que foi determinada a realização de uma investigação com uma empresa credenciada para testes e realizar a lavagem dos reservatórios.
A UFBA informou em nota que “testes nos sistemas de abastecimento de água das instalações são uma rotina preventiva realizada periodicamente e que, uma vez constatada qualquer eventual irregularidade, são tomadas as medidas corretivas necessárias para a solução do problema”.
As suspeitas de contaminação aconteceram durante uma aula prática de uma disciplina coordenada por Gemima Arcanjo, vice-coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, ela e sua turma realizaram análises microbiológica da água de bebedouros da unidade, onde constataram a contaminação.
os resultados apontaram a presença de coliformes totais e Escherichia coli nas amostras coletadas nos bebedouros do 4º e 7º andares.