Digite sua busca

 

 

Brasil Economia Notícias Notícias em destaque Política

Bolsonaro definirá extensão do auxílio emergencial e preço do diesel nesta semana

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira (18) que deverá resolver detalhes sobre a extensão do auxílio emergencial, que vence em outubro, e de medidas referentes ao preço do diesel no país nesta semana. De acordo com o chefe do Executivo, o novo valor do auxílio foi definido durante reunião ocorrida no último sábado (16), mas o número não foi revelado. Atualmente, os beneficiários recebem R$ 150 a R$ 375 por mês aos beneficiários.

“Se Deus quiser, nós resolveremos esta semana a extensão do auxílio emergencial, como devemos resolver também esta semana a questão do preço do diesel (…) Até digo para vocês, a questão do auxílio emergencial, que está batido o martelo no seu valor juntamente ao Paulo Guedes [ministro da Economia] e outros ministros no sábado, é um valor para dar dignidade a esses necessitados. O ideal é que todos tivessem seu ganha-pão, tivesse emprego, mas as consequências da pandemia agravaram essa questão e não somos insensíveis a esses mais necessitados”, completou.

No final de setembro, o ministro da Cidadania, João Roma, havia adiantado que a possibilidade de prorrogar o benefício era discutida no governo. Contudo, a equipe econômica é contra a extensão por se tratar de uma despesa extraordinária, fora da regra do teto de gastos. O governo, inclusive, atualmente, tenta viabilizar o Auxílio Brasil, que substituirá o Bolsa Família. A intenção inicial era que o novo programa entrasse em vigor logo após o encerramento do Auxílio Emergencial.

Quanto ao diesel, no último fim de semana três entidades de trabalhadores ligados ao setor do transporte de cargas afirmaram que vão iniciar a partir de 1º de novembro uma greve nacional caso o governo federal não atenda às suas reivindicações, entre elas, a diminuição do preço do diesel.

Uma das principais queixas dos motoristas é justamente o custo do combustível, reajustado para cima seguidas vezes nos últimos meses pela Petrobras. O preço médio do diesel no país acumula alta de mais de 50% neste ano.

*Com informações da agência Reuters e Estadão Conteúdo.

Foto: Marcos Corrêa/PR

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143