Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Destaque Notícias Notícias em destaque Programas Salvador

Botijão de gás explode? especialista em segurança dá dicas para manter cuidados no lar

Presente na maioria dos lares, o botijão de gás além de ser um objeto fundamental no preparo de alimentos, possui lugar garantido nas cozinhas mundiais. 

No entanto, mesmo com lugar cativo, a existência desse equipamento ainda provoca dúvidas em relação aos cuidados que devem ser tomados na sua instalação e manutenção.

De acordo com a engenheira de segurança, Patrícia Suede, em entrevista ao programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade, na manhã desta quinta-feira (29), apesar do grande temor, o botijão de gás não explode. 

“O botijão de gás, em si, não explode. O cilindro de gás é desenvolvido com todas as medidas de segurança para não explodir. O que explode é o gás, pois o cilindro possui uma válvula de segurança, de estanho, que, se for aquecida, provoca o vazamento de gás”, explica.

O que fazer caso meu botijão comece a vazar?

Segundo a especialista, em caso de vazamento, é recomendado que o gás seja colocado fora de casa para evitar perigos aos moradores do local.

Outra alternativa indicada no cuidado com possíveis acidentes, é verificar a procedência do botijão adquirido, dando preferência a equipamentos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Tática popular utilizada para comprovar se o gás está realmente instalado da maneira correta, a colocação de sabão na mangueira também foi abordada pela engenheira. Conforme ela, esta é uma medida legal. 

“É interessante. Nas empresas privadas, inclusive, esta é uma alternativa utilizada. É um cuidado a mais, embora o gás tenha um cheiro próprio para isso, justamente para a pessoa sentir e detectar problemas”, garante.

Pode acender lâmpada em vazamentos?

Considerado ponto de ignição para incêndios e explosões, acender lâmpadas em vazamentos é perigoso, segundo a engenheira. “Se a pessoa chegou em casa, sentiu o cheiro de gás, imediatamente, deve abrir a porta, janelas, sair do local e ligar para o corpo de bombeiros”, conta.

Como armazenar os botijões não utilizados?

Por fim, a engenheira, que é diretora da empresa AGNI engenharia e projetos, recomenda que os botijões não utilizados nos lares, sejam armazenados fora de casa, em um espaço aberto e arejado. Nos casos de restaurantes e empresas do gênero, o recomendado é que seja construída uma central de gás, com todas medidas de segurança, extintores apropriados, e de fácil manipulação.

Foto: Divulgação / Banco Central

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143