Digite sua busca

 

 

Bahia Brasil Notícias Notícias em destaque Polícia

Brasil tem aumento em mortes violentas e Bahia compõe lista de estados com mais casos

O Brasil conseguiu dois anos de queda nos números de mortes violentas, mas voltou a registrar um aumento dos casos em 2020, de acordo com a 15ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em relação a 2019, o país sofreu um crescimento de 4%. A taxa de mortes violentas intencionais foi de 23,6 por 100 mil habitantes.

Na lista de estados com maiores casos, estão a Bahia, Ceará, Sergipe e Amapá. Além disso, dados também mostram que mais da metade das vítimas são jovens (54%), negras (76%) e do sexo masculino (91%). As menores taxas foram observadas em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal.

A pesquisa inclui homicídios dolosos (quando há intenção de matar), latrocínios, roubos seguidos de mortes, lesões corporais seguidas de mortes e mortes decorrentes de intervenções policiais. Do total, 83% fazem parte de homicídios dolosos e a letalidade policial aparece em segundo lugar, com 12,8%, sendo mais de 6.400 mortes ocorridas pelas polícias Civil e Militar, contando com casos de agentes de serviço e de folga.

Já na categoria vitimização policial foram registradas 194 mortes de agentes de segurança. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pela publicação do levantamento, aponta que morreram mais policias por Covid-19 do que por homicídio: 472. Em porcentagem, 72% dos assassinatos contra policiais foram cometidos quando os agentes estavam de folga.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143