Digite sua busca

 

 

Destaque Entrevistas Notícias Notícias em destaque Programas

Câncer de Intestino: especialista alerta para os sintomas e importância do diagnóstico precoce

Segunda maior causa de morte por câncer no Brasil, o câncer de intestino é responsável por 45% dos óbitos no país, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Mais comum entre os 50 anos, a doença pode ser provocada por fatores como o excesso de peso corporal e o grande consumo de carne vermelha, como salsicha, mortadela, linguiça, presunto e bacon.

De acordo com a médica Paula Cunha, em entrevista ao programa Balanço Geral, na manhã desta segunda-feira (18), hábitos podem ser adotados para evitar o surgimento da doença.

“A prevenção não está só ligada a realização de exames. Então, basicamente, o que protege contra o câncer de intestino é manter o peso adequado, realizar atividades físicas, ter uma alimentação baseada em fibras, in natura, evitar o consumo de carne vermelha e enlatados, além do tabagismo e consumo de álcool”, explica.

Questionada sobre a letalidade da doença, que vitimou 40.990 pessoas no Brasil em 2020, segundo dados do INCA, a coloproctologista, alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença.

“A maioria das pessoas quando são diagnosticadas, elas já estão apresentando sintomas. Ele é um câncer silencioso, quando o paciente apresenta mudanças no hábito intestinal, prisão de ventre, diarreia, perda de peso, sangramento nas fezes, estes tumores já estão avançados”, afirma.

Tratamento

Cercada de muito preconceito, a colonoscopia é o exame recomendado para o diagnóstico precoce da doença. Segundo Cunha, a resistência ao procedimento é um dos problemas encontrados no combate à enfermidade.

Realizado com o paciente sedado, o processo exige uma preparação especial, com direito a uma dieta específica, à base de laxantes, para a limpeza do intestino. 

Divulgação/ Portal da Coloproctologia

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143