Digite sua busca

 

 

Bahia Destaque Entrevistas Notícias Notícias em destaque Programas Rádio Sociedade

Câncer de próstata: especialista esclarece mitos e tratamento sobre a doença

Tipo mais comum entre os homens, o câncer de próstata é o que mais mata no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2019, foram registradas 15,983 mortes no país. 

No entanto, apesar do alto nível de incidência e mortalidade, a doença ainda é alvo de muitos mitos e preconceito entre a população masculina.

Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Seccional Bahia (SBU-BA), Lucas Batista avalia que o cenário vem mudando, durante entrevista à Rádio Sociedade, na manhã desta quinta-feira (4).

Para o especialista, embora ainda exista um certo preconceito do paciente em ir ao urologista, ações de divulgação e conversas entre familiares e amigos estão colaborando com uma mudança neste panorama.

“Acredito que o mundo vem mudando muito, com a internet, e toda essa quantidade de informação. Já é possível notar os jovens mais presentes nos consultórios, juntos com os pais e mães. Eu recebo jovens adultos, de pais que são meus pacientes, que eu já operei, e eles já mostram o caminho para os filhos”, avalia Batista.

Lamentando a baixa procura para tratamento durante a pandemia, o médico ressalta que os números estão voltando ao normal com os processos de flexibilização, porém, ainda é preciso mais atenção.

Conforme dados do Inca, o câncer de próstata possui uma taxa de mortalidade maior a partir dos 50 anos, no entanto, quando há histórico de doença na família, a idade recomendada para buscar atendimento é entre 45 anos.

O diagnóstico é feito por meio de uma biópsia prostática, por via retal ou transperineal, orientada após uma ultrassonografia ou ressonância magnética. Porém, a indicação depende dos valores do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA),

Sintomas

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade constante de urinar
  • Sangue na urina

Como funciona a próstata?

Glândula localizada na frente da bexiga, a próstata dá continuidade a uretra, na parede anterior do reto, tendo como função produzir uma secreção, que faz parte do líquido seminal, responsável por proteger o espermatozoide vivo, ativo para fertilizar.

Foto: Divulgação

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143