Digite sua busca

 

 

Entrevistas Meio Ambiente Notícias em destaque Podcast Rádio Sociedade

Capitão do grupamento de Bombeiros Militar explica causas de incêndios florestais

O programa Vamos Acordar, apresentado pelo radialista Walldo Silva, recebeu nesta quinta-feira (03), o subcomandante do 11º Grupamento de Bombeiros Militar (11ºGBM/Itaberaba) e coordenador do CPCIF, Capitão BM Murilo Rocha.

“Nós estamos iniciando os quatro últimos meses do ano que correspondem historicamente a dois terços de todo o foco de calor registrado pelo INPE”, declarou. “Um período considerado crítico para incêndios florestais e os bombeiros vem atuando fortemente para minimizar esses incêndios”.

A partir de 2016, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) passou a disponibilizar um Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF), quando praças e oficiais da instituição começaram a se especializar neste tipo de combate. O foco do curso não é apenas a capacitação para debelar as chamas, mas na realização de um trabalho de prevenção junto aos moradores e agricultores locais.

Durante a entrevista, o Capitão Murilo ressaltou as diferenças entre o incêndio urbano e o incêndio florestal.

“Incêndio urbano é mais voltado a edificações, estruturas de moradias e comerciais. Incêndio florestal é quando atinge a vegetação, seja ela nativa ou unidade de conservação. Essa é a diferença”, explicou.

Atualmente, mais de 95% das causas de queimadas florestais tem origem da ação humana, seja ela intencional ou não. O subcomandante diferencia as causas.

“Há a dolosa, quando há intenção de causar incêndio, como por exemplo os incendiários, os revanchistas e temos também quando a pessoa não tem intenção de atear fogo e age com negligencia, imprudência ou imperícia. Nesse caso, por exemplo, temos a limpeza de terreno, a queima de lixo”, declarou.

“Tem uma pequena parcela de incêndios que são por causas naturais, uma parcela muito pequena. Normalmente proveniente de causas atmosféricas”, finalizou.

Primeiro lugar no Ibope, o programa Vamos Acordar vai ao ar diariamente às 04h da manhã, e é apresentado pelo radialista Walldo Silva. É possível acompanhar o programa ao vivo pela 740am-102,5fm. Pelo site sociedadeonline.com, ou pelo nosso aplicativo Sociedade play.

Ouça a entrevista completa:

Foto: Divulgação/SSP

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X