Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades

Caravana de Interiorização do voluntariado chega a municípios do sul da Bahia

Os municípios de Ilhéus e Itabuna, situados no sul do estado baiano, são os próximos destinos da Caravana de Interiorização do programa ‘Bahia. Estado Voluntário’.

A iniciativa, que acontece nos dias 8 e 9 de junho (quarta e quinta-feira), visa apresentar o programa estadual às cidades interioranas e atuar como uma ferramenta de facilitação e amparo aos novos projetos sociais, através da plataforma de cidadania. Além disso, essa ação objetiva captar e capacitar voluntários para as ações.

A caravana de interiorização já passou pelos municípios de Alagoinhas, Jequié, Santo Antônio de Jesus e Lauro de Freitas. A expectativa é que chegue a 16 municípios baianos, ampliando a atuação do programa na Bahia e de ações de voluntariado.

O ‘Bahia. Estado Voluntário’ fomenta a prática do voluntariado na Bahia, tendo o cidadão como protagonista no desenvolvimento social.

“Disponibilizamos uma plataforma virtual para o cadastro de projetos e de voluntários. Com isso é possível conectar entidades públicas e privadas e os cidadãos em redes solidárias, inclusivas e colaborativas, unindo esforços para o trabalho voluntário, portanto, promovendo a cultura de voluntariado cidadão”, explica Kátia Camillo, coordenadora do programa estadual.

A plataforma pode ser acessada pelo endereço www.estadovoluntario.ba.gov.br e funciona como uma rede social conectando perfis de interesse com oportunidades de serviços voluntários. Basta um clique, um minuto e uma boa ação para transformar o dia de alguém. É o match perfeito entre experiências de solidariedade.

Lançado em 2019, o programa alcançou a marca de mais de 5 mil voluntários cadastrados, além de projetos de entidades públicas e privadas. A plataforma de cidadania foi desenvolvida conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Com informações de Silmara Sousa, correspondente da Rádio Sociedade em Itabuna.

Fotos: Marcos Zurck / Saeb-BA

Tags:

Leia também