Digite sua busca

 

 

Bahia Brasil Carnaval Cultura Entretenimento Meio Ambiente Mundo Música Notícias em destaque Salvador Tecnologia

Carlinhos Brown levará primeiro trio elétrico totalmente sustentável da história para carnaval de Notting Hill, em Londres

Depois de lançar, em junho, o álbum EletroTribalistas (segundo lançamento autoral de 2022 – o primeiro álbum foi lançado em março, “SIM.ZÁS”, com releituras em formato de canções com novos arranjos de sucessos carnavalescos) como parte das celebrações dos 20 anos do Movimento Tribalistas, junto aos amigos parceiros Marisa Monte e Arnaldo Antunes, e parceria eletrotribalista com o DJ Fernando Deeplick, Carlinhos Brown levou para os palcos do Cultura Business Festival e do Milano Latin Festival 2022, na Europa, canções aclamadas pelo público, comemorando mais de 40 anos de carreira, e na volta, apresentou o mesmo show no palco do São João da Bahia, no Parque de Exposições de Salvador, para uma plateia abarrotada.

No ano em que celebra 60 anos de vida, há muito ainda o que cantar e compor: com uma agenda corrida e sem trégua, o multi-instrumentista já se prepara para levar, no dia 29 de agosto, para o carnaval de Notting Hill, em Londres, o primeiro trio elétrico totalmente sustentável da história, o “Brasil Gueto Square”, além de preparar um livro de memórias, um musical inédito do projeto infantil Paxuá e Paramim que estreia também em agosto, e assinar a trilha sonora de “Orfeu Negro”, primeiro musical brasileiro na Broadway, previsto para temporada 2023, entre outras boas surpresas e criações.

“Levar para as ruas o primeiro trio totalmente sustentável da história é a realização de um sonho coletivo, um sonho que nasceu com Dodô e Osmar. Agora faremos isso em Londres, em agosto, no Carnaval de Notting Hill. Uma honra imensurável poder dirigir um espetáculo como esse que faremos com o bloco “Brasil Guetho Square”. E tudo sob as bençãos das inspirações ancestrais, em um ano de grande importância para mim, por meus sessenta anos de vida, e mais de quarenta dedicados ao Carnaval”, conta Carlinhos Brown.

Nome fundamental para a cultura brasileira e mundial, Carlinhos Brown está entre os precursores do movimento Axé Music, criou o grupo Timbalada, Os Zárabes, a Bolacha Maria, o Vai Quem Vem, a Pracatum, o Guetho Square, o histórico e lendário estúdio Ilha dos Sapos, o Museu du Ritmo, o Selo/Editora Candyall Music, entre outros milhares de projetos, além de contabilizar mais de 800 canções registradas e mais de mil gravações cadastradas no banco de dados do Ecad – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.

Responsável por reposicionar a música percussiva no cenário nacional, Carlinhos Brown é o primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia. Além de compositor, cantor, arranjador e multi-instrumentista, é também artista visual e técnico de três versões brasileiras de um reality musical.

Ao longo de uma potente trajetória artística, Brown já formou mais de 15 mil músicos espalhados pelo mundo, sempre desenvolvendo ricas e significativas conexões com suas raízes ancestrais. Entre os diversos prêmios recebidos em toda carreira, destacam-se um Prêmio Goya, 2 Grammy’s Latinos e 8 indicações, além do troféu entregue em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela ISME – Sociedade Internacional de Educação Musical.

Em fevereiro de 2022, Brown lançou um novo álbum com releituras inéditas de grandes clássicos autorais carnavalescos, trazendo novos arranjos, batizado “SIM.ZÁS”. Em junho, Carlinhos Brown lançou o Álbum Eletrotribalistas, reunindo seis músicas dos dois discos do trio formado há 20 anos por Arnaldo Antunes, Marisa Monte e ele.

Entre 2020 e 2021, o músico lançou outros quatro álbuns: “Axé Inventions – Àjààlà”; “Umbalista” e “Umbalista Verão”, álbuns que reúnem grandes sucessos e versões inéditas em sua voz de composições autorais consolidadas na voz de outros artistas; e o álbum infantil “Paxuá e Paramim em: A floresta dos rios voadores”, reunindo 10 canções com mensagens de preservação do meio ambiente, que também fazem parte do Programa de Pertencimento Ambiental, que apresenta cartilhas educacionais infantis com a turma do Paxuá e Paramim.

Em 2022, entre outras novidades, Carlinhos Brown vai assinar, ao lado da cantora e compositora norte-americana Siedah Garrett, a trilha sonora da nova adaptação de Orfeu Negro, que será o primeiro musical brasileiro na história da Broadway, com estreia prevista para a temporada 2023-2024.

Fotos: Divulgação / Ascom Carlinhos Brown

Tags:

Leia também