Digite sua busca

 

 

Carnaval Notícias em destaque

Carnaval: Campanhas contra assédio ganha adesão dos foliões

Intensificado este ano, as campanhas contra o assédio e importunação sexual vem ganhando a adesão dos foliões. “Pare! Não à Importunação Sexual!” é o tema de uma das campanhas de conscientização do Observatório da Discriminação Racial, LBBT e Violência Contra a Mulher, a ação é coordenada pela Secretaria Mundial de Reparação (Semur).

Situações como beijos forçados ou passar a mão no corpo alheio sem permissão são alguns casos de importunação sexual. Sancionada em setembro de 2018, a lei de importunação sexual passou a garantir a proteção a vítima e punição ao infrator, que pode ser punido com prisão de um a cinco anos.

Segundo Joseane Reis, que estava curtiu diversas atrações do Circuito Osmar (Centro) no último domingo (22), o trabalho de conscientização é um grande avanço – ela mesma já sofreu importunação em carnavais passados. “Eu me lembro que me escondia quando os blocos mais famosos de assédio passavam para não passar pelo desprazer dos homens me arrancarem um beijo. Hoje acredito que, com a luta social, com a mulher conhecendo mais seus direitos, os homens estão tomando mais precaução. Este ano eu não fui assediada”.

Para a foliã Neucimar Barros, que estava brincando com o filho na Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande, os homens estão respeitando mais este ano. “Antigamente, era muito pior. Assédio não é brincadeira. Acho que essas campanhas são ótimas para a população se conscientizar”, pontuou.

Noventa agentes de campo estão trabalhando até meia-noite, observando e agindo nas situações de atos racistas ou de violência. O Observatório conta com 150 agentes profissionais espalhados por diversos circuitos da folia.

Caso seja presenciada alguma situação de violência contra a mulher, basta fazer a denúncia através do WhatsApp do Observatório, no número (71) 98622-5494, ou através do site reparacao.salvador.ba.gov.br.

Foto: Valter Pontes / SECOM

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X