Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque Salvador

Casarão do Centro Histórico de Salvador corre risco de desabamento

Um casarão localizado na Rua Direita do Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador, está com sérios riscos de desabamento, conforme informou a Defesa Civil de Salvador (Codesal), nesta terça-feira (10). O local, que está em avançado estado de degradação, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Por conta do risco de desabamento da fachada, a Transalvador interdiou, na segunda-feira (9), o tráfego de veículos no trecho da rua. O bloqueio permanece hoje.

Segundo a Codesal, uma nova vistoria deve ser feita no imóvel, em parceria com o Iphan, para se avaliar os danos e decidir o que deverá ser feito. A última vistoria ocorreu em 17 de setembro de 2020, no Projeto Casarões da Defesa Civil. O laudo já apontava que havia ameaça iminente de desabamento e desprendimento da caixa das esquadrias, com risco de queda em transeuntes, além de falta de manutenção. 

Para evitar o desabamento parcial, a recomendação da Codesal é de recuperação de imediato do casarão por profissional habilitado CAU/CREA e escoramento como medida paliativa.

O Projeto Casarões, do órgão, busca encontrar alternativas de preservação do patrimônio histórico e cultural junto a proprietários e órgãos tombadores. Já foram feitas vistorias em 1.672 imóveis, dos quais 129 têm risco muito alto; 235 alto; 800, médio; 391 baixo e 117 sem risco. 

Foto: Divulgação/Codesal

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143