Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador

Castramóvel inicia atendimento em Pernambués nesta segunda (25)

O Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, inicia nesta segunda-feira (25) os atendimentos à população da localidade de Pernambués. O equipamento itinerante fará acolhimentos até o dia 17 de junho, no Centro Social Urbano (CSU) do bairro, localizado na Rua Thomaz Gonzaga, 150.

No total, são realizados até 30 procedimentos por dia no local. Desses, dez são ofertados para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8h às 13h. As demais vagas podem ser agendadas no e-mail [email protected] ou presencialmente nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar ou apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, Cartão SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

 “A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explicou Tainara Ferreira, diretora de Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Devido à pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, no intuito de continuar evitando aglomeração.

Federação – A outra unidade do Castramóvel está realizando os atendimentos na Unidade de Saúde da Família (USF) Lealdina Barros, localizada na Federação, até o dia 6 de julho. O funcionamento é o mesmo da estrutura em Pernambués.

Ao levar a gatinha Marie para realizar o procedimento, a autônoma Marcele de Morais, de 42 anos, falou sobre a facilidade do acesso. “Não é a primeira vez que utilizo esse serviço. Tenho cães e gatos que já foram castrados através do Castramóvel e novamente, parabenizo pela organização e ação. Castrar os animais é um ato de amor, pois evita doenças, dá uma vida longa aos bichinhos e controla a população, evitando abandonos”.

O estudante Matheus Batista, de 23 anos, destacou os benefícios do serviço ofertado pelo Castramóvel. “Já trouxe quatro bichinhos para serem castrados e todas as experiências foram positivas. Ter acesso a esse serviço gratuitamente é muito bom, não tenho do que reclamar. O procedimento é super facilitado e o procedimento seguro. A ação é salutar tanto economicamente, quanto para saúde dos pets”, avaliou.

Foto: Bruno Concha/Secom

Tags:

Leia também