O Castramóvel, serviço gratuito de castração itinerante, começou os atendimentos na segunda-feira (30) no Mercado São Miguel, na Barroquinha, onde ficará até o final de novembro. Em paralelo, a unidade do Parque do Abaeté, em Itapuã, estará em funcionamento até meados de outubro, oferecendo serviços essenciais para o controle da população animal na cidade.
Os tutores devem chegar aos locais até as 9h, levando RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência em Salvador e o cartão de vacina antirrábica atualizado dos animais. O atendimento é por ordem de chegada e possui vagas limitadas.
Podem ser castrados cães e gatos com idades entre seis meses e cinco anos. Os animais recentemente vacinados devem aguardar 10 dias antes da castração, e todos devem estar em jejum de 10 a 12 horas, incluindo água. A castração não é realizada em animais gestantes, e fêmeas que acabaram de ter filhotes devem esperar 45 dias para o procedimento. Além disso, o animal deve estar saudável e livre de pulgas ou carrapatos, e os felinos devem ser transportados em caixa apropriada.
As castrações de gatos ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto os cães são atendidos às terças e quintas. Esta iniciativa visa garantir a saúde e bem-estar dos animais, além de reduzir os casos de abandono e maus-tratos.
Michele Holanda, diretora de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), enfatiza a importância do Castramóvel: “O objetivo é atender bairros populosos, onde a família já inclui animais. A ação ajuda no controle populacional de cães e gatos errantes. Ao castrar, evitamos fugas e, consequentemente, a superpopulação de animais de rua. Se o animal não sai, não há possibilidade de reprodução”, afirma.