Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Destaque Notícias Notícias em destaque SAÚDE

“Catarata é uma das maiores causas de quedas em idosos”, afirma especialista

Visão turva, embaçada, sensibilidade à luz e dificuldade para ler ou dirigir. Estes são alguns dos sintomas da catarata. Principal causa de cegueira curável no mundo.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, cerca de 20 milhões de pessoas.

Provocada pela opacidade do cristalino, segundo o médico oftalmologista, André Lavigne, em entrevista ao Balanço Geral (6), a principal causa para a catarata é a idade.   

“É uma coisa palatina. Muitas vezes o paciente não sente que isso está acontecendo com o decorrer dos anos, décadas às vezes, sendo necessário a retirada deste cristalino para a colocação de uma lente”, explica.

Ainda conforme o especialista, a doença é “umas das maiores causas de de quedas em idosos, e a maior causa de cegueira curável no mundo”.

Doença na pandemia 

Com o temor da contaminação com a Covid-19, assim como muitas doenças, os pacientes com catarata acabaram negligenciando os cuidados com a doença durante a pandemia de Covid-19.

 Segundo o médico, foi grande o número de abandono ao tratamento contra doenças na visão.

Nós tivemos muitos casos de pacientes com catarata, que não operaram, e evolui no quadro, deixando a catarata mais espessa, e deixando a cirurgia mais dificil”, afirma.  

Mutirão

Especializada no tratamento, a clínica oftalmológica Alclin, localizada no bairro da Lapinha, em Salvador, está oferecendo um mutirão de cirurgias de catarata.

Os interessados devem comparecer ao local, onde será ofertado os atendimentos todas as sextas-feiras, sem nenhum tipo de restrição ao público.

Número para contato: 2107-7888

 Foto: Sistema Verdes Mares

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143