Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador

CCR Metrô lança projeto de apoio mental com atendimento na Estação Acesso Norte

A CCR Metrô Bahia e o Centro de Valorização da Vida (CVV) lançam nesta sexta-feira (10), no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, o Plantão de Escuta. O projeto, uma das ações da concessionária no Setembro Amarelo, consiste na criação de um espaço exclusivo para atendimento de clientes e colaboradores do metrô, na Estação Acesso Norte, ponto de ligação entre as Linhas 1 e 2 do modal de transporte.

O Plantão de Escuta vai funcionar de segunda a sexta, das 10h às 16h e os atendimentos são feitos por voluntários do CVV. “É uma conversa por meio de chamada de vídeo e que vai engajar voluntários da Bahia e de outros estados, garantindo que sempre tenhamos alguém com o tempo necessário para sanar as necessidades das pessoas que nos procurarem”, explica Josiana Rocha, porta-voz do CVV em Salvador, destacando o perfil inovador do projeto em todo o país.

“É algo novo e que vai nos aproximar das pessoas, teremos sempre um voluntário disponível para conversar por videoconferência com quem estiver no espaço, com a privacidade e a atenção necessária para as pessoas que estão passando por momentos de angústia, solidão ou algum conflito”, pontua Josiana.

Ter um espaço reservado para atendimento de escuta ativa de forma online e dentro de uma Estação de Metrô é algo pioneiro em todo o Brasil. De acordo com o gestor de comunicação da CCR Metrô Bahia, Álvaro Britto, a ação é mais uma iniciativa da companhia com o foco em levar serviços que promovam a saúde das pessoas, incluindo a saúde mental e o compromisso da valorização da vida.

“Será um projeto permanente, tornando o serviço mais acessível para a sociedade, já que estará disponível em um local de fácil acesso e com ampla divulgação. Nossos Agentes de Atendimento e Segurança atuarão junto com o CVV para identificar pessoas que eventualmente queriam conhecer o espaço, bem como na organização da demanda”, explica.

Setembro Amarelo no Metrô

Os números do CVV mostram que em Salvador são feitos até cinco mil atendimentos mensais com pessoas que precisam conversar e ser escutadas, em uma rede que funciona 24 horas por dia pelo telefone 188 ou pela internet. O Plantão é uma forma de democratizar ainda mais o acesso ao serviço.

Também como uma das ações do Setembro Amarelo, a CCR Metrô Bahia recebe o Projeto Help, iniciativa que tem o objetivo de levar apoio emocional e acolhimento aos clientes do meio de transporte de forma itinerante, em diversas estações do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Neste projeto, voluntários fazem a abordagem nas plataformas, praticando a escuta afetiva com as pessoas. “Estamos ainda com um treinamento do Corpo de Bombeiros específico para abordagem de pessoas em casos de tentativa de suicídio. Sempre com o foco em promover a vida e a segurança dos nossos clientes”, finaliza Álvaro Britto.

Fotos: Divulgação

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143