Digite sua busca

 

 

Economia Notícias em destaque Salvador

Ceia de Natal tem aumento de 19% este ano na RMS, calcula Fecomércio-BA

O preço da ceia de natal subiu em média 19% na Região Metropolitana de Salvador (RMS) em comparação com o mesmo período ano passado. Os dados foram calculados pela Fecomércio-BA com base no Índice Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), do IBGE.

De acordo com a pesquisa que visa entender o comportamento dos preços para a principal data do calendário do comércio, os consumidores os produtos com maior alta de preço ao longo deste ano são o tomate (104%), batata-inglesa (61%) e arroz (52%). Em relação às proteínas animais, as carnes sobem 23%, o frango inteiro, 10% e os pescados têm alta de 6%.

O consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, explica que o maior problema para o período é que não há muita alternativa para a substituição de produtos.

“Quando a inflação é mais pontual, de um determinado produto, é mais fácil, por exemplo, trocar a carne bovina pelo frango, ou por um pescado. Agora, os preços de todos os insumos estão pressionando o orçamento dos consumidores”, esclarece Dietze.

As cervejas, com queda de 4% no preço, e os refrigerantes e água mineral com retração de 2%, são produtos que estão com queda de preço. Juntamente com o setor do vestuário, como calça feminina (-25%), blusa (-22%) e bermuda e short feminino (-18%).

Já os computadores estão com alta média de 14%, próximo dos 13% dos televisores.

Foto: Reprodução


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143