Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias Notícias em destaque Salvador SAÚDE

Centro de Zoonoses realiza campanha de mobilização para combate do Aedes Aegypti a partir desta quinta-feira (18)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará a partir desta quinta-feira (18), campanha de mobilização da população contra o Aedes Aegypti. A ação que tem como objetivo conter a proliferação do mosquito vai visitar pontos estratégicos e com maior incidência de casos, na capital baiana, durante as quintas e sextas-feiras, às 8h, até o mês de abril.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o município registrou 99 ocorrências de dengue, 58 de chikugunya e 18 de zika entre os meses de janeiro e março. O trabalho preventivo é resultado do monitoramento da doença em Salvador.

“Fecharemos o cerco ao Aedes com a eliminação de focos em diversas áreas da capital, reforçando a necessidade de cada cidadão também contribuir com o trabalho dos agentes de saúde, só que dentro das próprias casas. Para isso, é necessário que as pessoas mantenham boas práticas, como vasos limpos e evitando acumulação de entulho, por exemplo”, explicou a subgerente de Arboviroses do CCZ, Cristina Guimarães.

O cronograma divulgado pela CCZ prevê em cemitérios, templos religiosos, borracharias, pontos de reciclagem e imóveis acumuladores, nos próximos dias 18 e 19 de março. Na próxima semana, dias 25 e 26 de março, é a vez de praças públicas, bocas de lobo e instituições de saúde como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e clínicas.

Nos dias 1º e 2 de abril, as inspeções acontecem em instituições de ensino municipais, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed). Nos dias 8 e 9 de abril, as equipes estarão em inspeções em hotéis, pontos turísticos e ação em imóveis de acumuladores.

Foto: