Digite sua busca

 

 

Mundo Mundo Notícias Notícias em destaque

Cidadãos do Afeganistão tentam fugir do país e tumulto termina em morte

O aeroporto internacional de Cabul, capital do Afeganistão, foi tomado por uma multidão que acarretou em mortes nesta segunda-feira (16). Milhares de pessoas invadiram a pista de pouso e tentaram entrar em aviões para deixar o país, que agora é dominado pelo Talibã.

Em vídeos, é possível ver centenas de pessoas tentando invadir aeronaves paradas e subindo em um avião da força aérea americana que estava prestes a decolar. Com tiros disparados e um tumulto incontrolável, pessoas foram mortas e voos comerciais foram cancelados.

As forças americanas assumiram o controle do local e interromperam a retirada de americanos de Cabul para tentar controlar a situação. O número de vítimas ainda não foi confirmado. De acordo com o jornal “The Wall Street Journal”, três pessoas foram mortas, já de acordo com a agência Reuters, cinco pessoas foram vitimadas. Não foi especificado, contudo, se os afegãos vieram a óbito por tiros ou por terem sido pisoteadas durante a confusão.

Os afegãos tentam deixar o país após o Talibã tomar conta da capital e voltar ao poder depois de 20 anos. O presidente do Afeganistão chegou a fugir e o palácio presidencial foi tomado no último domingo (15).

Após o tumulto, tropas dos Estados Unidos que ajudavam cidadãos americanos a embarcarem dispararam tiros e assumiram o controle do local. À Reuters, um oficial americano afirmou que os disparos foram feitos “apenas para neutralizar o caos”.

A autoridade de aviação do Afeganistão disse que o espaço aéreo do país foi “liberado para os militares” e aconselhou as companhias aéreas a evitarem seu espaço aéreo, o que levou as principais companhias aéreas a desviar os voos após a tomada de Cabul pelo Talibã.

Os EUA interromperam temporariamente os voos de evacuação para retirar as pessoas que invadiram a pista do aeroporto internacional. Não foi informado quanto tempo a pausa vai durar.

Foto: Reprodução/CNN Brasil

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143