Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque Salvador Serviço

Codesal aciona sirenes de alerta de deslizamento em comunidades nesta sexta (9)

A frente fria que atua sobre Salvador é a causa das forte chuvas que caem na capital baiana nesta sexta-feira (09). De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec). Na madrugada, acumulados de chuvas, que ultrapassaram a 151,2 mm, na região do Alto da Terezinha, no Subúrbio Ferroviário, levaram ao acionamento do sistema de alerta e alarme, que emite mensagens sonoras e faladas sobre o risco de deslizamento de terra.

Orientados por equipe da Codesal, moradores deixaram suas casas e foram encaminhados a centro de acolhimento instalado em escola municipal nas proximidades até que a situação se normalize.

Segundo o diretor geral da Defesa Civil, Sosthnes Macêdo, “os acumulados de chuvas de 150 mm, em 72h, registrados em Castelo Branco e Sete de Abril, tornaram necessário o acionamento das sirentes naquelas regiões, como determina o protocolo do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC).

O PPDC estabelece normas de acompanhamento das condições do tempo e das situações de risco, a exemplo de deslizamento de terra e alagamentos, realizadas pelo Cemadec e demais setores do órgão, visando prevenir riscos e salvar vidas. Ainda segundo Sosthenes Macêdo, “equipes da Defesa Civil de Salvador estão em campo realizando vistorias solicitadas pelo telefone 199, e também procedendo as inspecções previstas no PPDC nas regiões dotadas do Sistema de Alerta e Alarme”.

Para o final de semana, a previsão é de chuvas moderadas a fortes com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Não se descarta a possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da capital baiana.

A Codesal mantém plantão de 24h todos os dias da semana. Em caso de emergência disque 199.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143