Digite sua busca

 

 

Meio Ambiente Notícias Notícias em destaque Salvador Serviço

Codesal implanta plano de gerenciamento de resíduos sólidos

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) implantou seu plano de gerenciamento de resíduos sólidos, hoje (31), na sede do órgão, com o objetivo de reduzir o impacto desse descarte ao meio ambiente e à saúde humana devido à contaminação do solo e da atmosfera.

O plano será colocado em prática por meio de parceria da Codesal com a Cooperativa Bariri, a qual caberá a coleta periódica dos resíduos e a promoção de palestras de capacitação.

Segundo a engenheira ambiental e sanitarista da Defesa Civil, Milena Souza, que coordena a implantação das ações, o gerenciamento segue as orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida pela Lei nº 12.305/10, regulamentada pelo Decreto 7.404/10, que propõe a prática de hábitos de consumo sustentáveis.

Ela explica que “os encarregados do setor de limpeza da Codesal foram treinados para coletar seletivamente os resíduos, sendo que palestras de conscientização estão sendo realizadas junto ao quadro de servidores”.

Segundo o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, “o órgão está sendo dotado de coletores para recicláveis de modo que papel, garrafas plásticas, papelão, entre outros, sejam descartados separadamente”, acrescentando que as mudanças serão implementadas aos poucos e requer a colaboração e mudança de hábitos de todos.

A engenheira ambiental e sanitária da Cooperativa Bariri, Viviane Emília Ribeiro de Souza, explica que o empreendimento tem parceria com o projeto “De mão para o futuro”, empenhado em contribuir para o incremento dos índices de reciclagem nas empresas públicas e privadas brasileiras.

Ela destaca que a parceria com a Codesal vai se somar aos esforços para o descarte e coleta consciente de resíduos, o que impacta na qualidade do meio ambiente, na redução da interferência humana nas mudanças climáticas e na conscientização das pessoas para o problema.

Ainda segundo ela, a cooperativa reúne 13 famílias que trabalham em condomínios, hospitais, órgãos públicos e indústrias. Os interessados em participar podem solicitar informações pelo e-mail [email protected]

Foto: Divulgação/Codesal

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143