Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias em destaque Salvador

Codesal realiza Semana Nacional de Redução de Desastres 2021

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realiza até a próxima sexta-feira (8), a Semana Nacional de Redução de Desastres 2021. O programa faz alusão às políticas de proteção e defesa civil e enfrentamento das mudanças climáticas.

O projeto acontece anualmente em todas as capitais do país e tem como objetivo “apontar os caminhos para que as pessoas que vivem nas áreas de risco se sintam mais seguras e saibam o que fazer nos momentos mais difíceis.

Durante a manhã desta quarta-feira (6), a Rádio Sociedade entrevistou o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, para falar sobre o programa e as ações da Defesa Civil.

De acordo com Sosthenes, os eventos inéditos vêm alertando cada vez mais para a necessidade de “termos um sistema de defesa civil cada vez mais preparado para antecipar possíveis intempéries do tempo e voltado a preservar vidas”, citando como exemplo a chuva de granizo que atingiu Salvador no início de 2020 e os registros que fizeram o ano passado o mais chuvoso em 36 anos.

Transformação

Segundo o vereador André Fraga (PV), a agenda das mudanças climáticas foi agregada à administração do município a partir de 2013, início da gestão de ACM Neto. “Não falávamos de urgências climáticas antes de 2013, ano em que a cidade passou a ter um papel importante nesta agenda”.

Ele enfatizou que a mutação climática em função das atividades humanas, já influenciam as estações do ano. “Tivemos os últimos cinco anos mais quentes da história, que resultaram em secas prolongadas e cujo principal impacto é a inflação devido ao aumento de custo de nossa matriz energética baseada em hidroeletricidade”.

Fraga afirmou que nem tudo são más notícias em relação ao clima, havendo caminhos possíveis para reverter o problema e que passam pela equação envolvendo biodiversidade versus inovação cujo produto redundará em garantia de futuro.

“A inovação tem a ver com a Codesal no enfrentamento dos riscos climáticos, um novo modelo sustentável, permitindo que as defesas civis sejam apenas órgãos de prevenção”, disse.

Foto: Divulgação


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143