Colheita de soja avança em Luís Eduardo Magalhães e produtividade é menor do que a safra passada

A região de Luís Eduardo Magalhães na Bahia passou por um dezembro de 2021 e um janeiro de 2022 muito chuvoso e com pouca luminosidade, o que impactou diretamente no desenvolvimento das plantas e no enchimento dos grãos da safra de soja 2021/22.
A colheita já avançou para cerca de 60% das lavouras e têm resultado em produtividades menores do que as da safra passada, quando a média ficou entre 65 e 66 sacas por hectare.
Olhando para o mercado, o produtor Cícero Teixeira destaca que a situação da safra 21/22 já está consolidada, com preços bons aparecendo ao longo do ciclo, mas a questão é preocupante para a temporada 2022/23.
Nos cálculos de Teixeira, a soja com preços de R$ 185,00 a saca não fecha a conta para a safra 22/23 diante das grandes elevações nos custos de produção.
Com informações de Cheilla Gobi, correspondente da Rádio Sociedade em Barreiras.
Foto: Divulgação / Pref. Luís Eduardo Magalhães