Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Pandemia Salvador SAÚDE

Com atraso, vacinas contra Covid para crianças devem chegar em Salvador na manhã desta sexta (14)

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que as primeiras doses pediátricas de vacinas Covid-19 para imunização de crianças de 5 a 11 anos devem chegar na Bahia por volta das 8h20 desta sexta-feira (14). A previsão inicial era que as doses chegassem no início da madrugada, mas houve uma reprogramação pelo Ministério, informou a pasta.

Ainda de acordo com a Sesab, houve uma mudança na previsão de doses. Inicialmente, a previsão era de 75 mil doses, mas devem chegar 88.200 doses, incluindo a reserva técnica.

Segundo a secretaria, uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) está marcada para 11 horas desta sexta-feira, quando será definida a estratégia de distribuição. Em seguida, prefeituras de cidades baianas e a Sesab vão aguardar o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), autorizar o uso dos imunizantes.

O voo com o primeiro lote de vacinas chegou ao Brasil no aeroporto de Viracopos, em Campinas, na madrugada de quinta (13). Os imunizantes em doses pediátricas da Pfizer são os únicos liberados no Brasil até o momento.

O prefeito de Salvador Bruno Reis disse que a vacinação infantil deve começar ainda na tarde desta sexta na capital baiana. De acordo com o gestor, a capital baiana receberá cerca de 16 mil doses.

A fase de testes da vacina brasileira RNA MCTI CIMATEC HDT, contra a Covid-19, foi iniciada na quinta-feira (13), na capital baiana, com aplicação em voluntários. Além do Brasil, o estudo do imunizante integra também pesquisa nos Estados Unidos e na Índia.

Foto: André Carvalho / Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Tags:

Leia também