Digite sua busca

 

 

Bahia Meio Ambiente Notícias Notícias em destaque

Combate a incêndios florestais atinge 14 cidades baianas

O combate aos incêndios florestais já atingiu 14 cidades baianas, e o combate continua principalmente do oeste do estado e na Chapada Diamantina.

O Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), conta com a atuação de 148 bombeiros, oito aeronaves modelo Air Tractor, brigadistas voluntários e técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Ainda foram disponibilizados pelo Governo do Estado carros tracionados, vans e um caminhão para auxiliar as equipes.

De acordo com o governo, a principal causa dos incêndios é de origem humana, acidental ou proposital. “Estamos num período de seca, umidade relativa do ar baixa e muito vento. Dessa forma, os acidentes oriundos da manipulação indevida do fogo podem ganhar proporções gigantescas”, explicou o major BM Márcio Jansen.

Conforme o coordenador da Unidade Regional do Inema em Barreiras, cidade do oeste da Bahia. Saul Cavalcante, o uso irregular do fogo nas áreas urbana e rural é um dos principais fatores que podem provocar os incêndios florestais. “Para evitar esse tipo de ocorrência, o Inema vem realizando um trabalho de fiscalização ostensivo na região para identificar possíveis infratores”, disse Cavalcante.

Em sinal de incêndio, as pessoas devem ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400.

 Foto: Divulgação / Secom Governo da Bahia

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143