Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias Notícias em destaque Salvador Serviço

Confira como acessar os principais serviços, da secretaria de promoção social e combate à pobreza

A secretaria de promoção social, disponibiliza diversos serviços de assistência social. Dentre os mais pedidos, e um dos principais desta vertente, está o auxílio funeral e o auxílio viagem.

Em um ano da pandemia de Covid-19 em Salvador, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), concedeu auxílio funeral a 1.482 famílias de baixa renda. O benefício visa amparar às famílias em vulnerabilidade social que não têm condições de financiar o sepultamento digno de um ente querido, sobretudo devido ao novo coronavírus.

Com a missão de mobilizar ações voltadas para promover a cidadania e a erradicação da pobreza, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) disponibilizou, em 2021, quase 80 concessões de auxílio viagem. O benefício, de caráter temporário, garante ao cidadão e às famílias condições dignas de retorno aos seus lares, em caso de frustração na grande cidade. Pois muitos saem do campo, ou das regiões metropolitanas, em busca de melhores condições de vida.

Em entrevista a Rádio Sociedade, na manhã desta terça-feira (18) o secretário de promoção social, combate à pobreza, esportes e lazer de salvador, Kiki Bispo, ressaltou sobre os benefícios sociais, e a seguir você confere como acessá-los.

Como acessar o auxílio funeral

A assistência funerária consiste na concessão de urna funerária, traslado do corpo e coroa de flores artificiais ou cremação. É disponibilizada para as famílias com renda igual ou inferior a R$ 550, correspondente a meio salário mínimo. Para ter acesso ao auxílio funeral, o responsável do familiar deve apresentar documentos pessoais como CPF e RG, assim como também do falecido, além da certidão de óbito.

Se o óbito acontecer numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou em hospital, o benefício deve ser solicitado junto ao setor de serviço social.

Auxílio viagem

O titular da pasta, Kiki Bispo, ressaltou que, por trás de cada pessoa em situação de rua, há um motivo diferente para a condição de vulnerabilidade em que ela está. “Muitas pessoas em situação de rua não estão nessa condição porque querem. Algumas saem para aventurar trabalho em outros estados e acabam por ficar no meio do caminho e, infelizmente, sem teto.

Sensível a essa situação, a Sempre criou o Auxílio Viagem, de forma a proporcionar uma condição digna ao cidadão e às famílias para que possam retornar aos seus lares. É um serviço social muito importante para os beneficiados, cujo número só cresce”, destacou Bispo.

O acesso ao auxílio ocorre através dos serviços e atendimentos prestados pela Sempre, a exemplo da abordagem social, do atendimento nos Centros POP e no Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar). É necessário que o assistido apresente documento oficial com foto, CPF e, caso possua Cadastro Único (CadÚnico), é possível usar o Número de Identificação Social (NIS) para liberar o benefício.

Foto: Divulgação/SEMPRE

Tags:

Leia também