Digite sua busca

 

 

Notícias

Construção de estação de esgoto na Lagoa do Abaeté é suspensa após recomendação do CEPRAM

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEPRAM) aprovou nesta sexta-feira (06) a suspensão temporária da construção da estação elevatória de esgoto na lagoa do Abaeté, em Salvador.

Durante a reunião que contou com a presença de ambientalistas, representantes do governo do estado e da sociedade civil, foi colocada em votação duas propostas: a do ambientalista Renato Cunha, que propôs a suspensão temporária da obra – enquanto uma equipe realizaria um estudo para averiguar possíveis impactos ambientais – e a do secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, que sugeriu que uma comissão abrisse um diálogo com a Embasa e Conder para apontar uma solução, sem paralisar a obra de construção do elevatório. Por 11 votos a 5, a proposta vencedora foi a de suspensão temporária das atividades, defendida por Renato Cunha.

A comissão vai estudar o projeto apresentado pelo engenheiro Sílvio Orrico, que propõe uma ligação direta das três fossas sépticas em lugar de Estação Elevatória de Esgoto, o que representaria um custo quatro vezes menor.

O CEPRAM recomendou, também, que sejam ouvidos representantes dos movimentos de defesa do meio ambiente, grupos religiosos e culturais, que fizeram alguns protestos nos últimos dias, em defesa da preservação da Lagoa do Abaeté.

Foto: ASCOM / SEMA

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X