Digite sua busca

 

 

Bahia Destaque Notícias Programas

Cooperativa de Juazeiro se destaca na produção de ovos de galinha caipira

Setor valioso para a economia local, a pecuária familiar é uma dos grandes destaques na  produção de alimentos no interior da Bahia. 

Localizada no distrito de Massaroca, em Juazeiro, norte baiano, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Coofama) é um dos expoentes do segmento no estado.

De acordo com a representante da associação, Jousivane dos Santos, em entrevista ao programa Sociedade Urgente, na manhã desta terça-feira (28), o grupo foi criado como forma de escoar a produção de maneira legal. 

“Atualmente, toda segunda-feira, a cooperativa recebe entre 600 e 800 dúzias de ovos caipiras. Várias famílias estão iniciando no negócio. Há uma previsão muito alta de crescimento, pela entrada dessas novas famílias. Após o processamento, o produto é encaminhado ao comércio”, explica.

Avaliando o aumento no preço dos insumos, conforme a produtora rural, um grupo foi criado para baratear os custos da compras, que são realizadas na cidade de Juazeiro. Segundo a gestora, cada associado ligado a cooperativa, que possui o Selo de Inspeção Municipal (SIM), recebe R$ 7 por dúzia.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por meio das pesquisas de produção pecuária, o Brasil chegou a 1,01 bilhão de dúzias produzidas no 3° trimestre de 2020. Maior série registrada desde de 1987.

Receita do Iodo caseiro

Utilizado no combate de doenças nas galinhas da produção e até mesmo de humanos, a trabalhadora rural passou a receita para produzir a receita de um Iodo caseiro. Confira abaixo.

1L de álcool 70

Cascas de árvores cicatrizantes e anti-inflamatório (AROEIRA, UMBUZEIRO, AMEIXA, JUREMA PRETA, ANJICO)

Modo de uso

Com a utilização de uma luva faça a higienização no local atingido pelo ferimento, usando algodão ou gaze.

Foto: Luiz Agner/IBGE

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143