Digite sua busca

 

 

Bahia Economia

Coordenadora de Fomento à Indústria de Energias Renováveis reforça a importância do segmento para a economia

A Bahia lidera o ranking dos 5 principais estados na geração acumulada de energia solar e eólica, entre janeiro e agosto deste ano. Comparado a agosto do ano passado, houve um aumento de 14% na geração de energia eólica. O estado já lidera o setor de energias renováveis em todo o país há dois anos.

Em entrevista a Rádio Sociedade nesta quarta feira (10), a Coordenadora de Fomento à Indústria de Energias Renováveis da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), Juliana Oliva, reforçou a importância desse segmento para a economia baiana.

Para além do lucro gerado para o estado, a produção das energias renováveis auxilia também os pequenos e grandes produtores que cedem suas terras para a implantação do sistema de captação de energia eólica.

“As empresas vão até essas áreas e fazem contratos de arrendamento com esses proprietários. […] Essas pessoas começam a receber um valor, que é até muito expressivo. A gente tem uma média que cada torre gera uma renda de 2 mil reais por mês para cada detentor da área”, explica Juliana.

Outro destaque importante nesse segmento é a geração de empregos. Segundo a especialista, a energia eólica foi responsável pela geração de mais de 148 mil empregos, enquanto a energia solar costuma atingir o dobro disso, o que movimenta consideravelmente a economia.

“A gente tem uma geração de emprego maior na fase de construção dos parques, que dura aproximadamente dois anos, cada um. […] a energia solar ainda gera uma baixa para quase 0 na conta de energia a partir da distribuição própria.”

Até o momento, mais de 25 bilhões de reais já foram investidos, em todo o estado, para criação de parques eólicos e solares. Além disso, mais 37 bilhões de reais em investimentos deverão ser destinados para cidades baianas nos próximos anos.

Foto: Carla Ornelas/GOVBA

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143