Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque

Coronavírus: Impressoras 3D são utilizadas para produção de protetores faciais na Bahia

Foi lançado, nesta quarta-feira (25), com apoio do Governo do Estado, o projeto Face Shield for Life, reunindo e convidando os “fazedores” para que utilizem suas impressoras 3D na produção de protetores faciais, EPIs essenciais para minimizar o risco do contágio pela Covid-19. O Hospital Couto Maia deve receber um primeiro lote da doação, com 200 unidades, ainda nesta quarta.

O projeto Face Shield for Life 3D é uma iniciativa de professores e voluntários da Escola Bahiana de Medicina, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). As impressoras 3D, também utilizadas na Itália para produção de materiais que auxiliem o sistema de saúde, são máquinas primordiais para imprimir, através de tecnologia tridimensional, e criar próteses, peças decorativas e os próprios protetores faciais.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Adélia Pinheiro, explica que essa é uma rede de solidariedade formada por profissionais capacitados. “Já temos impressoras 3D rodando em instituições de ensino, empresas e residências nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Rio de Janeiro e São Paulo. Todos os equipamentos produzidos serão entregues gratuitamente a profissionais de saúde de hospitais públicos e privados”, esclarece.

Para o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, a máscara produzida nas impressoras 3D é mais uma importante barreira de proteção para os profissionais de saúde, “dando maior segurança e diminuindo a possibilidade de contato com gotículas de saliva ou secreções dos pacientes”.  Ele explica que esse tipo de EPI cobre todo o rosto com plástico transparente e ajuda, principalmente, a proteger a área dos olhos. “Mas vale ressaltar que a utilização desse equipamento não descarta a necessidade do uso da máscara N95”, completa.

Foto: Reprodução

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X