Digite sua busca

 

 

Notícias

Covid-19: Anvisa autoriza importação de 2 milhões de doses da vacina britânica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou neste final de semana, o pedido de autorização protocolado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para importar – de forma excepcional – dois milhões de doses da vacina de Oxford, para combater a Covid-19.

A Fiocruz é responsável por produzir – no Brasil – o imunizante desenvolvido pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. Como a vacina britânica ainda não tem registro sanitário aqui no país, nem teve seu uso emergencial autorizado pela Anvisa, sua importação, portanto, é considerada excepcional.

A previsão é que as vacinas cheguem ao Brasil ainda neste mês de janeiro, e se for aprovada pela autoridade sanitária, já terá um estoque considerável do medicamento.

“A principal exigência é que as vacinas importadas fiquem sob a guarda específica da Fiocruz até que a Anvisa autorize o uso do produto no país”, afirmou a Anvisa em nota oficial.

A Anvisa ressaltou, ainda, que o lote do imunizante deverá ser descartado, caso não seja aprovado o seu uso para a vacinação no Brasil.

“Caso a vacina não seja autorizada a ser usada nos termos da aprovação emergencial ou registrada pela Anvisa, ou o lote seja reprovado por Biomanguinhos ou INCQS, a Fiocruz deve executar os procedimentos de descarte e incineração da vacina, conforme os padrões normativos”, diz o documento da Agência.

Foto: Reprodução


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143