Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque Pandemia

Covid-19: Anvisa decide se autoriza a importação da vacina Sputnik V na próxima segunda (26)

Na próxima semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizará duas reuniões extraordinárias. O objetivo é avaliar processos realizados para o combate ao coronavírus.

A reunião referente aos pedidos de importação da vacina Sputnik feito por estados e municípios acontecerá na segunda (26), às 18h e será realizada pela Diretoria Colegiada.

“A data da reunião foi marcada em razão do prazo de 30 dias definido pela Lei, e confirmado pelo STF, para que a Anvisa avalie os pedidos de importação de vacinas para Covid sem registro”, explicou a Anvisa em nota.

No dia 13 de abril, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, estabeleceu orazi até o final do mês para que a Agência decida com relação a  “importação excepcional e temporária” de doses da Sputnik V.

A decisão foi tomada em uma ação protocolada pelo governo do Maranhão. De acordo com o estado, 4,5 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia foram negociados.

Os diretores da Anvisa tomarão a decisão após de receberem dados que estão sendo coletados por servidores da agência na Rússia, que retornarão de viagem amanhã (24).

O governo federal e ao menos nove estados possuem acordos para realizar a aquisição de milhões de doses da vacina. No mês passado, 10 milhões de doses tiveram o contrato firmado pelo Ministério da Saúde. Destas, 400mil já estavam previstas no cronograma de abril.

Segundo estudos preliminares realizados, a vacina Sputnik V teve eficácia de 91,% contra a Covid-19. A eficácia em casos moderados e graves contra a doença foi de 100%. Os resultados foram publicados na revista científica “The Lancet”.

Foto: Reprodução

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143