Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Covid-19: Estudo brasileiro recomenda 3ª dose de vacina a pessoas com 55 anos ou mais

A terceira dose da vacina contra a Covid-19 é recomendada para pessoas com 55 anos ou mais, que foram imunizadas com a CoronaVac. É o que aponta o estudo realizado pelo Instituto do Coração (InCor) e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (SP).

O estudo, que foi publicado como uma versão prévia, sem revisão dos pares, tinha como objetivo avaliar como o sexo e a idade podem impactar na resposta da vacina. A CoronaVac foi o primeiro imunizante disponível no Brasil, por isso, foi utilizado nos grupos que, na época, foram considerados mais vulneráveis: idosos e profissionais de saúde.

No estudo, foram avaliadas amostras de sangue de 101 pessoas, sendo que 42 tinham mais de 60 anos, completamente vacinadas com a CoronaVac; 72 pessoas que se recuperaram da doença e adquiriram anticorpos por exposição e 36 pessoas que compunham o grupo de controle, ou seja, não foram nem vacinadas e nem infectadas pelo vírus.

Menor proteção às pessoas acima de 55 anos

Dados apontam que, após determinada idade, a proteção induzida pela CoronaVac contra a Covid-19 é menor que a proteção adquirida naturalmente após a infecção pelo vírus. A pesquisa revelou que 95% dos vacinados apresentam células T, responsáveis pela eliminação das células infectadas. Entre os indivíduos que foram infectados pelo vírus e se recuperaram, esse percentual sobe para 99%.

Apesar da taxa de proteção decair acima dos 55 anos de idade, todas as pessoas avaliadas apresentaram algum nível de proteção contra a Covid, ou seja, elas não estavam completamente desprotegidas contra o vírus após serem vacinadas.

A resposta imune nessa faixa etária de vacinados contra a Covid-19 foi de 94% em mulheres e 83% nos homens.

Em julho, a Anvisa autorizou estudos de terceira dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer. Na ocasião, a agência esclareceu que “ainda não havia estudos conclusivos sobre a necessidade” de mais uma aplicação dos imunizantes disponíveis no Brasil.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143