Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque Pandemia Salvador SAÚDE

Covid-19: Salvador tem 129 pessoas na fila da regulação aguardando leitos de UTI

Está cada vez mais difícil conseguir leitos de Covid-19 em Salvador. Nesta quinta-feira (11), o sistema de saúde estava com um total de 129 pessoas aguardando internamento. Os pacientes são aqueles que estão esperando a transferência das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para os hospitais.

A notícia foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis (DEM), enquanto realizava o anúncio de criação do ponto de atenção às urgências, montado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pirajá para atender a situações de urgência e emergência. Segundo a gestão municipal, o objetivo é amenizar a procura nas UPAs.

“Os números não cedem e nós temos limitações para fazer essas manobras, por falta de insumos e equipes médicas. Ontem, regulamos 80 pacientes e sempre tem sido essa média. O Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova e o Hospital Salvador estão caminhando para suas capacidades máximas”, avaliou Bruno Reis.

Taxa de ocupação

Até a manhã desta quinta-feira, Salvador possui 86% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) ocupados. Na Bahia, a taxa é de quase 90%, sendo 447 pessoas aguardando na fila da regulação.

De acordo com o prefeito, a abertura do Hospital de Campanha de Itapuã, nesta sexta (12), visa aumentar a oferta de leitos na cidade. A unidade terá gestão do Martagão Gesteira e já começa a receber pacientes a partir de amanhã (12).

Foto: Valter Pontes | Secom