CPI da COVID-19 tem bate-boca entre Eliziane Gama e Ciro Nogueira

O depoimento do ex-ministro da Saúde Nelson Teich, na Comissão da Covid, foi interrompido no final da manhã desta quarta-feira (5), por uma calorosa discussão entre os senadores. O embate começou após as parlamentares Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Simone Tebet pedirem garantia de espaço para que as senadoras possam se manifestar nas reuniçoes da CPI.
Durante sua participação no interrogatório de Teich, a senadora Eliziane agradeceu ao presidente da comissão, Senador Omar Aziz (PSD-AM), que – na reunião realizada ontem (4), decidiu incluir a participação de uma parlamentar feminina na sessão de inquérito.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) mostrou-se incomodado com a participação das colegas, e enfatizou que não se trata de questão de gênero, mas que os participantes do inquérito devem ser os membros indicados par a CPI, e que se não há a presença de mulheres na lista dos 18 membros da comissão, a culpa é de cada partido que só indicaram homens.
“Ninguém presidente, mais do que meu partido, respeita o papel das mulheres, nesta casa. Agora, se foi um erro das lideranças não indicarem as mulheres, a culpa não é nossa”, disse Ciro.
Na sequência, a senadora Eliziane teve a palavra garantida pelo presidente da comissão e foi interrompida por Ciro, que afirmou que ela estava descontrolada. A parlamentar levantou o tom e rebateu o colega.
“É você, senador Ciro! Vossa excelência ficou descontrolado desde ontem. Vossa excelência está assim desde o início da CPI. Vossa excelência pensa o que senador, que vai calar a gente?”, disparou a senadora em tom incisivo, enquanto alguns senadores se aproximaram para acalmar os ânimos dos congressistas que punham o dedo em riste em direção ao rosto do outro.
Assista ao vivo à sessão:
Composição da CPI da Covid-19 no Senado:
Titulares
1. Eduardo Braga (MDB-AM)
2. Renan Calheiros (MDB-AL)
3. Ciro Nogueira (PP-PI)
4. Otto Alencar (PSD-BA)
5. Omar Aziz (PSD-AM)
6. Tasso Jereissati (PSDB-CE)
7. Eduardo Girão (Podemos-CE)
8. Humberto Costa (PT-PE)
9. Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
10. Marcos Rogério (DEM-RO)
11. Jorginho Mello (PL-SC)
Suplentes
1. Jader Barbalho (MDB-PA)
2. Angelo Coronel (PSD-BA)
3. Marcos do Val (Pode-ES)
4. Zequinha Marinho (PSC-PA)
5. Luiz Carlos Heinze (PP-RS)
6. Rogério Carvalho (PT-SE)
7. Alessandro Vieira (Cidadania-ES)
Foto: Reprodução | Youtube | TV Senado