Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias Notícias em destaque SAÚDE

Dengue: Itabuna chega a 5% de infestação e prepara último levantamento do ano

Os agentes de combate a endemias, autorizados a entrar nas residências desde setembro, trabalham na expectativa de reduzir a infestação pelo mosquito causador da dengue, zika e chikungunya em Itabuna, no sul da Bahia.

O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) estava em 5,1% e a última pesquisa do ano começará em 22 de novembro. De acordo com os agentes de endemias, as visitas intradomiciliares estão sendo feitas com todos os cuidados. Eles alertam que a proximidade do verão requer ainda mais cautela.

A mais recente aposta dos agentes, devidamente informada à comunidade, é o uso de um novo larvicida, cuja ação para eliminar focos ocorre com rapidez. E uma cápsula efervescente e a outra parte fica fixada no depósito durante 60 dias. O resultado em um reservatório com focos é visto após duas horas.

Além disso, vem sendo feito na cidade orientações à população contra acúmulo de água parada. Em Itabuna, o primeiro LIRAa registrou índice de infestação de 8,9%, e baixou para 5,1%, mas a preocupação é que em alguns bairros o índice é muito alto, o que faz com que o alerta seja dado sempre.

Itabuna já viveu uma epidemia de dengue em 2009, com mortes sendo registradas por causa da doença e até mesmo um QG sendo aberto para atendimento a pacientes devido à superlotação nos hospitais. Ademais, a cidade já esteve como o primeiro município do Brasil em índice de infestação predial.

Com informações de Cheilla Gobi, correspondente da Rádio Sociedade em Barreiras.

Foto: Divulgação

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143