Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque Polícia Política

Depondo na PF, Bolsonaro nega acusação de “interferência política” no órgão

O presidente Jair Bolsonaro foi ouvido na noite desta quarta-feira (3) pela Polícia Federal, em Brasília, no inquérito que investiga sua suposta interferência política no órgão. O depoimento do chefe do Executivo foi uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a CNN, Bolsonaro disse que entendia como “interferência política” na PF o ato de realizar pedidos políticos, e não técnicos, a “gestores de órgãos públicos com a intenção de haver influência política sobre os trabalhos desenvolvidos pelo órgão”. Ele negou “qualquer intenção de interferência política”.

O presidente chegou a confirmar que pediu ao ex-ministro da Justiça Sergio Moro a substituição do então diretor-geral da PF, Maurício Valeixo. Segundo ele, “não havia qualquer insatisfação ou falta de confiança com o trabalho realizado pelo DPF Valeixo, apenas uma falta de interlocução”.

Segundo ele, “muitas informações relevantes para a sua gestão chegavam primeiro através da imprensa, quando deveriam chegar ao seu conhecimento por meio do Serviço de Inteligência”.

Bolsonaro também disse ter cobrado a Moro uma “investigação mais célere e objetiva” sobre o atentado que sofreu na campanha presidencial em 2018, contudo, observou que não houve qualquer empenho do ex-ministro. Além disso, ele negou ter feito pedido que pudesse interferir nas investigações.

O inquérito foi aberto após Moro acusar Bolsonaro de pressionar a substituição do diretor-geral da PF por um aliado, além de exigir o acesso a relatórios sigilosos da corporação. Após a demissão de Valeixo, o ex-juiz pediu demissão do cargo.

O depoimento de Jair Bolsonaro é um dos últimos atos da PF. O inquérito deverá ser passado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que decidirá sobre eventual denúncia do presidente.

Foto: Marcos Corrêa/PR

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143