Desburocratização: Abertura de empresas poderá ser feita em até três dias

Um dos quesitos que mais causavam estresse para quem tinha desejo de ter o seu próprio negócio era a burocracia para conseguir abrir a empresa. Na capital baiana, o tempo de espera que era de nove dias, poderá ser realizada em até três dias.
A diminuição do prazo para abertura é devido a integração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) à rede de sistemas informatizados para o registro e legalização de empresas, chamado Redesim, que estabelece a autorização no âmbito da União, estados e municípios.
Em entrevista ao programa Balanço Geral desta sexta-feira (16), a gerente de planejamento urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Jealva Ávila, todas as documentações e acompanhamentos serão realizados de forma digital.
“A ideia é a gente desburocratizar e facilitar. Cada vez mais os municípios estão investindo em tecnologia para a gente se tornar um país fácil de ter uma atuação empresarial e com isso atrair investimento e facilitar financiamento com a retomada da economia”, disse
Ainda de acordo com ela, no Redesim serão disponibilizadas as documentações necessárias para a constituição inicial da empresa, como alvará de funcionamento municipal, criação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), e o cartão de Certificação de Gestores ANBIMA (CGA).
Os interessados podem acessar o site ou aplicativo da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) e realizar um cadastro para a geração de uma senha que será utilizada para a realização do serviço. Em caso de dúvidas, basta ligar para o (71) 98800-6483 ou enviar um e-mail para [email protected] .
Foto: Reprodução