Silvana Oliveira recebeu na manhã desta sexta-feira (27), a gastroenterologista Dra. Caroline Hiltne que falou sobre o Setembro Verde para os ouvintes do Conexão Sociedade
“Setembro verde” é uma campanha anual no Brasil, dedicada a informar e conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Com o objetivo de aumentar o número de doadores e salvar vidas, a iniciativa promove ações educativas e eventos que ressaltam os benefícios e a necessidade desse ato altruísta.
Dra. Caroline Hiltne falou sobre as possibilidades para a doação dos órgãos de acordo com a causa morte, “Uma pessoa que doa, ela pode doar vários órgãos, independente do tipo de morte, alguns órgãos podem ser doados, a córnea por exemplo, pode ser doada independente de como foi a morte. Já alguns outros órgãos só poderão ser doados se for por morte encefálica, os órgãos sólidos que são: coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas.” comenta.
De acordo com a gastroenterologista, a criação dessa data instituído pela lei federal Nº 11.284 sancionada em 2 de março de 2006, tem o objetivo de conscientização da população, “Porque se a gente amadurece a ideia da doação de órgãos no momento de tranquilidade, se a gente deixa claro para os nossos familiares que a gente quer ser doador e a gente faz isso no momento em que estamos bem, acaba que o processo vai sendo internalizado e no momento de uma angústia fica mais fácil para a família aceitar a doação.” disse a Dra. Caroline Hiltne.
Nos dias 4 e 5 de outubro acontecerá o Congresso da Associação Bahiana de Medicina (ABM) que discutirá os processos sobre a doação de órgãos para a classe médica.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia no Youtube