Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Destaque Notícias Notícias em destaque SAÚDE

Diabetes ocular: Entenda como a doença pode afetar sua visão

Os olhos podem ser considerados como um dos órgãos mais sensíveis do copo humano. Por isto, o cuidado diário é essencial para manter uma visão saudável e protegido, principalmente para pessoas com diabetes.

A diabetes é uma doença crônica, caracterizada pelo nível elevado de açúcar no sangue. Quando não tratado, a doença pode causar danos em vários órgãos, inclusive os olhos.

A diabetes ocular, como é conhecida, é considerada a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 60 anos. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 146 milhões de pessoas têm algum grau de retinopatia diabética no mundo

Em entrevista realizada na manhã desta sexta-feira (10), o oftalmologista Jorge Rocha, explicou como os problemas causados por esta doença podem ser evitados.

“A primeira coisa para prevenir as doenças causadas pelo diabetes é uma boa dieta e exercício físico. Com relação ao olho, mesmo você tendo p diabetes bem controlado, você precisa ir ao oftalmologista. Porque ele pode destruir vasos sanguíneos dentro do olho e causar hemorragias, por exemplo”, alerta.

Segundo o especialista, além do acompanhamento e diagnóstico precoce, é preciso estar atento aos sintomas que a diabetes pode causar na visão.

“Para a pessoa começar a saber da manifestação da diabetes no olho, você vai notar a perda de visão. A visão fica turva, você vê manchas nas vistas. Externamente não é possível ver nada, é uma doença muito silenciosa. O sintoma dela a perda da qualidade de visão, por isso é importante o acompanhamento com oftalmologista”, ressalta.

Ainda de acordo com ele, em casos graves, é preciso fazer acompanhamento oftalmológico a cada dois a três meses. Em situações normais, basta comparecer ao consultório duas vezes por ano.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143