Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque

Diagnóstico de depressão aumenta 34% no Brasil; saiba onde fazer tratamento gratuito

O número de brasileiros diagnosticados com depressão aumentou 34% em seis anos, de acordo os dados divulgados, nesta quarta-feira (18), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 mostrou que 16,3 milhões de pessoas, com mais de 18 anos, sofrem da doença no Brasil. Essa faixa etária teve o maior aumento da prevalência da depressão. O número de pacientes diagnosticados saltou de 7,6%, em 2013, para 10,2% no ano passado.

Os dados relevam também que os casos nas regiões urbanas cresceram 10,7%, enquanto nas áreas rurais o índice é de 7,6%.

Os estados brasileiros do Sul e Sudeste têm, respectivamente, 15,2% e 11,5%, de adultos com diagnóstico confirmado de depressão. Em seguida aparecem na pesquisa, Centro-Oeste (10,4%), Nordeste (6,9%) e Norte (5%).
Tomando como variável o gênero, os dados apontam que as mulheres são as que mais sofrem de depressão em relação aos homens: 14,7% entre elas, versus 5,1% deles.

TRATAMENTO GRATUITO

Centro de Valorização da Vida (CVV)

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

O interessado pode agendar o atendimento pelo telefone 188, ou pela internet, acessando o chat disponível no site do CVV. Se preferir fazer o agendamento presencialmente, o paciente pode se dirigir a uma das unidades do Centro.

•          Salvador
Rua do Bângala, Nº. 47/99 Nazaré. Horário: atendimento 24h

•          Feira de Santana
Rua Senador Quintino, 713, Bairro Olho Dágua. Horário: 10h às 22h.


Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana)

A Bahiana oferece tratamento para depressão, com sessões gratuitas com psicólogos. O atendimento é realizado na Sessão Clínica do Serviço de Psicologia da Bahiana (Sepsi).

A unidade está localizada na Avenida Dom João VI, nº 275, Brotas – Salvador (BA).

O agendamento pode ser feito através do telefone (71) 3276-8259.

Universidade Federal da Bahia

Pacientes com distúrbio psiquiátrico podem fazer tratamento gratuito na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Os atendimentos são feitos no Instituto de Psicologia da Ufba, em Salvador, na Rua Aristides Novis, 197, Federação. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (71) 3235-4589.

Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

Tratamento psicológico para crianças, adolescentes e adultos, pode ser feito, também de forma gratuita, no Instituto de Saúde (IS) da Unijorge, que fica no Campus Paralela, nº. 6775, na Avenida Luis Viana, em Salvador (BA).

Informações sobre os atendimentos e agendamento de consulta podem ser realizados através dos telefones (71) 3206-8015 e (71) 3206-8489, ou através do site da Unijorge.

Foto: Agência Brasil

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X